Imagem: Teresa Lopes da Silva Ouvimos sopros. Escutem! Anuncia-se a festa mais energética que alguém alguma vez conheceu. Venham eles...

Bagagem de Pás de Problème: 8 livros, 8 discos, 8 filmes


Ouvimos sopros. Escutem! Anuncia-se a festa mais energética que alguém alguma vez conheceu. Venham eles: judeus, ciganos, árabes, latinos, moldavos, povo dos Balcãs e todos os que queiram entrar nela. São todos muito bem-vindos. Fazem-nos sorrir, mexer, e entrar num frenesim
non stop. Há luzes, cores, pessoas de todas as nacionalidades, andas, tendas de circo, fogo no ar e leggings coloridos. Sem entraves. É dia de festa. E não sabemos como acaba. Tudo pode acontecer.

Os instrumentistas poderiam ser primos dos franceses Red Wings Mosquito Stings. O vocalista Gil Dionísio amigo de Mike Patton, pelo seu eclectismo a roçar a representação de um actor que trabalha todos os dias. A sua dicção é perfeita e a sua interpretação magnífica. Um puro contador de histórias.
Os Pás de Problème são Duarte Loureiro, Pedro Pereira Pereira, Diamantino Viegas, Lepra El Caballo, Johnny The Master Of The Underground, Reiul Roxo, Abuka e Gil Dionísio.

O som de Pás de Problème vem dos confins da Terra. De Leste a Oeste. De Norte a Sul. No entanto, ainda que os nossos ouvidos sejam encaminhados para vários lugares, paramos muitas vezes no mesmo lugar. Um mesmo lugar com banquetes, música, dança e suor. É fanfarra, ska, jazz, klezmer, rock. Alguém pediu para Discoescape fazer parte da banda-sonora de algum filme de Emir Kusturica ou de Tony Gatlif? Se ainda não alguém que os faça ser ouvidos. Os Pás de Problème são além de tudo capazes de criar cenários com várias camadas. Surpreendem para quem pensa que este tipo de som é repetitivo mas que nada tem de monótono.

The Greatest Dururu entra com um ska que lembra aquele que foi muito presente nos anos '90 com Primitive Reason. Silence is Gold viaja até ao Brasil e a voz de Gil alerta-nos que "o capeta vai pegar". Além do som muito bem conseguido, os telediscos não ficam nada atrás. Visualizem o I Explode You make Boom Boom e entenderão do que estamos a falar. Criatividade não lhes falta. Quem quiser saber quem são os PdP que oiça a intro The Waking Up e ficará a saber quais são as suas influências.

No próximo dia 24, deste mês, o grupo da Real Padráda monta 4 horas de circo no Titanic Sur Mer, no Cais do Sodré, em Lisboa. "O capeta vai pegar". Quem quiser ficar com cãibras no dia seguinte apareça... porque como alguém disse: é como se alguém nos batesse com um grande camião. Havia muito mais a dizer mas calemo-nos, damos a vez às sugestões dos Pás de Problème:
não querendo fazer uma lista apenas de um dos elementos da banda, cada um dos Pás sugere 1 disco, 1 livro e 1 filme. Ou seja, 8 livros, 8 discos e 8 filmes.

8 livros:
Duarte - "Cândido" de Voltaire
Pedro -  "Nós" de Zemiantine
Diamantino - O Cafajeste Diamantino apenas lê pessoas.
Lepra - "The Real Book"
Johnny - "MPT.pt" (compêndio de entrevistas de Carlos Vaz Marques)
Reiul - "The Diary of Jack The Ripper" de Shirley Harrison
Abuka - "O Processo" de Kafka
Gil - "Rantaplan - O Padrinho" de Morris, Jean Léturgie e Xavier Fauche

8 discos:
Duarte - "Rain Dogs", Tom Waits
Pedro - "Worst Case Scenario"dEUS
Diamantino - "Afro-Cuban Jazz Moods"Dizzy Gillespie y Machito 
Lepra - "Axis Bold as Love"Jimmy Hendrix
Johnny - "Mingus Ah Um"Charles Mingus 
Reiul -  "Illusions"Ibrahim Maalouf 
Abuka - Ou é System ou é Gypsy
Gil - "Louis and the good book"Louis Armstrong

8 filmes:
Duarte - "Fantasia", Disney
Pedro - "Tuvalu", Veit Helmer
Diamantino - "Beyond The Valley of The Dolls", Russ Meyer
Lepra - "Academia de Polícia", o primeiro, Hugh Wilson
Johnny - "The Devil and Daniel Johnston", Jeff feuerzeig
Reiul - "A Lista de Shindler", Steven Spielberg
Abuka - "Fight Club", David Fincher
Gil - "MF DOOM live", Planet X (The Movie 2010)