Imagem: Carina Leitão Não faz muito tempo que fizemos referência ao disco de  ANA , o compromisso musical do vimaranense Gabriel Salg...

Bagagem de Gabriel Salgado (ANA): 5 livros, 5 discos, 5 filmes/séries

Imagem: Carina Leitão

Não faz muito tempo que fizemos referência ao disco de ANA, o compromisso musical do vimaranense Gabriel Salgado. Apesar da sua entrada ser recente no panorama da música nacional, o percurso a traçar não é muito diferente de qualquer outro músico, ou seja, firmar uma carreira. Esta é a solo e ainda vai no início. Já esteve em bandas, mas é com Ana que se faz à estrada sozinho. Lançou o seu longa duração "Um" no final do ano passado pela Planalto Records e é na editora que tem confiado a divulgação do seu trabalho. O registo musical é marcado pelos dedilhados de guitarra. Não há voz porque a guitarra toma esse lugar. É clarividente que as oportunidades que hoje são oferecidas aos músicos, pelas entidades associadas à música, são outras. Por isso, há bem pouco tempo, Gabriel esteve em residência artística, a convite do WestWay Lab, para cruzar e materializar ideias em conjunto com as francesas Perkins Sisters (Sparky in the Clouds). Desse cruzamento resultaram músicas criadas de raiz apresentadas no festival e, talvez tenha sido o momento, em que pela primeira vez, Gabriel, enquanto one man band, se fez acompanhar em palco por outros músicos.
Um músico vive também de referências. Por isso, pedimos-lhe que nos dissesse quais são os 5 livros5 discos5 filmes/séries que recomenda. 

TEXTO: PRISCILLA FONTOURA


É sempre difícil reduzir uma panóplia inacreditável de obras fantásticas a um número tão pequeno, mas as coisas também deixam de ter piada quando são fáceis de executar.

Apenas vou referenciar as minhas escolhas sem qualquer tipo de justificação, pois acho que não são necessárias.

5 Livros:
- “Nineteen Eighty-Four”, George Orwell
- “Perfume: The Story of a Murderer”, Patrick Süskind
- “The NeverEnding Story”, Michael Ende
- “The Death of Ivan Ilyich”, Tolstoy
- “Animal Farm”, George Orwell

5 Discos:
- “In Rainbows”, Radiohead
- “Play”, Moby
- “Stranger”, Balmorhea
- “The Blackening”, Machine Head 
- “Anything in Return”, Toro Y Moi

5 Filmes:
- “The Legend of 1900”, Giuseppe Tornatore
- “Song of the Sea”, Tomm Moore
- “Spirited Away”, Hayao Miyazaki
- “Irréversible”, Gaspar Noé
- “Life of Brian”, dos Monty Python realizado por Terry Jones

RECOMENDAÇÕES: GABRIEL SALGADO