Teresa Queirós
Cada olhar selecciona e destaca aquilo que lhe parece mais poético, relevante, urgente e/ou importante. A comunicação mais directa que um fotógrafo pode transmitir é quando congela o momento. Não só o momento fica congelado. As memórias são reavivadas por esses objectos de apoio. Hoje contamos com a Bagagem da fotógrafa Teresa Queirós. Natural de Aveiro, estudou na Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE), no Porto, é actriz de formação, faz dobragens, dança, escreve e canta. Tem centrado o seu trabalho ao fotografar essencialmente retratos de várias mulheres. Teresa procura a beleza das coisas nas formas, nas cores, na luz e na escuridão.
Ao olharmos para o seu trabalho sentimos o seu lado mais atmosférico, ambiental e, essencialmente, emocional. Não só sabe captar momentos como também nos faz sentir. Essa beleza poética, marca da sua identidade, levou a HBO a contactá-la para pedir fotografias que pudessem ser incluídas no genérico da primeira temporada da tão conhecida série "True Detective".
True Detective
True Detective, Teresa Queirós
A sua feminilidade devolve o sentimento de pertença a qualquer mulher que se reveja nessas emoções tão particulares e esteticamente belas, como se entrássemos nos quadros da Renascença. Brinca com a luz, com as expressões, com os ângulos, edita as suas imagens para nos cantar a sua canção.
Pedimos à fotógrafa que nos dissesse quais são os 5 livros, 5 discos, 5 filmes que recomenda, no entanto, preferiu referir quais são as 5 canções, 5 fotógrafos, 5 filmes que fazem parte do seu universo de influências.
- "Fawn", Tom Waits
- "Gallows", Cocorosie
- "The Only Thing", Sufjan Stevens
- "Beyond my Control", Anja Garbarek
- "A Case of You", James Blake
- "Gallows", Cocorosie
- "The Only Thing", Sufjan Stevens
- "Beyond my Control", Anja Garbarek
- "A Case of You", James Blake
5 fotógrafos:
- Li Hui
- Marat Safin
- Tina Sosna
- Parker Fitzgerald
- Martina Matencio
5 filmes:
- "Stalker", de Andrey Tarkovsky
- "Kynodontas", de Yorgos Lanthimos e Efthymis Filippou
- "Nothing Personal", de Urszula Antoniak
- "La Double Vie de Veronique", de Krzysztof Kieślowski
- "Call me by your name", de Luca Guadagnino
TEXTO: PRISCILLA FONTOURA
ESCOLHAS, IMAGENS e FRAMES: TERESA QUEIRÓS; HBO, "True Detective"
TEXTO: PRISCILLA FONTOURA
ESCOLHAS, IMAGENS e FRAMES: TERESA QUEIRÓS; HBO, "True Detective"