quinta-feira, 20 de junho de 2019

Quando a Corrosão entra em Conformidade - Corrosion of Conformity de regresso a Portugal com data única

CoC

Quem em 2011 se deslocou ao agora extinto festival GSM, Gallus Sonorus Musicallis, nas termas do Eirogo, em Barcelos, certamente não irá querer perder o regresso dos Corrosion of Conformity, concerto com data única em Portugal. A nostalgia suscita essa vontade em repetir certos momentos que foram importantes na vida.

Em 1982 um grupo de adolescentes da Carolina do Norte, forma os Corrosion of Conformity (COC), uma banda que traça um percurso singular no panorama do heavy-metal. Detentora de um som sujo repleto de mensagens e letras politizadas, agarra na força e vontade juvenil na tentativa de quebrar com as convenções existentes nas sonoridades mais pesadas. As transformações não foram apenas sonoras, no percurso da banda contam-se também várias mudanças na formação original e alguns hiatos pelo caminho. Regressam em 2010, sem a presença do guitarrista/vocalista Pepper Keenan, que se encontrava ocupado com a sua outra banda, os Down. Em 2014 a banda volta a congregar para fazer ouvir os ambientes sulistas tão presentes no seu som. Na década de 80, Woody Weatherman, Reed Mullin e Mike Dean lançam o clássico e subversivo Animosity, num registo bem diferente do anterior Eye of an Eye.

Segue-se, no início dos anos 90, outro álbum que também passa por uma transformação/evolução sonora: Blind, uma receita que junta os ingredientes: 1 disco dos Black Sabbath dos 70, 1 t-shirt dos Metallica dos 80, uma foto com a paisagem do rio Mississippi e 1 postal com as montanhas Blue Ridge. O tema Shallow Ground remete para as harmonias Michael Rother e Jeff Buckley, um álbum marcante e fulcral lançado no início dos '90.
Destaca-se, inevitavelmente, o clássico Deliverance (1994), álbum que se diferencia pela inclusão da voz de Pepper e pelo regresso do baixista original Mike Dean. Deliverance, que este ano faz 25 anos, traz à sua comemoração o regresso da banda a Portugal. Quem nunca jogou ao Guitar Hero e perdeu-se a cantar a Albatross

Em '96 lançam Wiseblood, trabalho também bastante aclamado pelos fãs. Em 2000 lançam America's Volume Dealer e passados 5 anos regressam com In the Arms of GOD. O baterista Reed Mullin voltou à casa CoC, faltando apenas Reed, que se ocupava com os Down, para a banda estar completa. Em 2012 lançam o seu oitavo álbum e em 2014 chega-nos IX. Em Janeiro deste ano, lançam No Cross No Crown que conta já com a presença de Keenan

Com data única em Portugal, no Hard Club (Porto), no próximo dia 24 de Junho, a banda não só regressa para apresentar o mais recente No Cross No Crown como também revisita os temas mais importantes da sua carreira. A primeira parte está a cargo dos Portugueses Mr. Mojo.



Texto: SP
Concerto: Corrosion of Conformity
Datas: 24 de Junho de 2019
Locais: Hardclub, Porto
Promotora: Garboyl Lives

Imagem: Compilação discos da banda
Vídeo: 13 AngelsAmerica's Volume Dealer