Adam Thomas Jones passou a ser um nome sonante desde que o gigantesco Undertow de Tool começou a correr "os ouvidos" do mundo. Os seus riffs pesados e progressivos ficaram tanto nos ouvidos dos fãs quanto a sua arte visual sinistra na história do cinema. O artista é exemplo vivo de que a criatividade não tem limites e de que as ideias podem ser materializadas a partir de vários mediums. Vencedor de grammys, é considerado um dos melhores 100 guitarristas pela revista Rolling Stone. Durante o início do seu percurso artístico produziu peças para os filmes Pesadelo em Elm Street, Jurassic Park 2, Dança com Lobos, O Exterminador do Futuro 2, Predador 2 e foi responsável pela maquilhagem da cena "Freddy Krueger no Útero". Adam Jones é um artista muito versátil, não se limita a uma só expressão, trabalha desde as artes plásticas até ao audiovisual e é autor da maior parte dos telediscos da banda da qual é membro.
Adam Jones a trabalhar no modelo de dinossauro para o filme Jurassic Park |
Em 1987 formou-se em arte e escultura e especializou-se em cinema para começar a trabalhar como escultor e designer de efeitos especiais. Aprendeu técnicas de câmara-lenta, técnicas mais tarde aplicadas aos telediscos Sober, Prison Sex, Stinkfist, Ænema, Schism e Vicarious de Tool. Em 2007, recebeu um grammy de "Melhor Gravação" como director de arte pelo seu trabalho em 10,000 Days.
Schism, Tool - Adam Jones |
Opiate, Tool - Adam Jones |
Escultura - Adam Jones |
Trabalhou em televisão, projectou e fabricou a maquilhagem da Morte e uma cabeça de zombie, posteriormente utilizada no filme Os Caça-Fantasmas 2. Também trabalhou em publicidade.
Escultura - Adam Jones |
Jones criou a capa para o álbum Giving Birth to a Stone da banda Peach, da qual foi baixista, e colaborou também com os Green Jellÿ. O artista multifacetado pratica fotografia e utiliza as imagens para os concertos de Tool, desenha também as suas próprias histórias para banda-desenhada em formato 2D, um hábito que desenvolveu ainda jovem. Das suas última co-criações para Comics inclui-se X-FILES/30 DAYS OF NIGHT, uma colaboração com Steve Niles e Tom Mandrake.
Texto: Priscilla Fontoura
Imagens: Adam Jones, trabalhos