Orquestra composta por prisioneiros a tocar para as SS, em Auschwitz |
O trauma no Shoah
O sistema imunitário psicológico, quando sofre sistematicamente traumas, tanto de violência psicológica e/ou física, poderá causar uma luta injusta sistémica que causa uma depressão grave, ou outras patologias que atrapalham a vivência diária. Na segunda guerra mundial, diversos músicos e compositores, tanto os que apoiaram os nazis quanto as vítimas, foram, por mais irónico que possa soar, uma panaceia para a sobrevivência diária nos campos de extermínio. Gravações sonoras, arquivos sobre a vida musical em guetos e acampamentos na Europa, fazem parte do espólio do site Music and the Holocaust.
Nas últimas três décadas, o público começou a tomar consciência da produção musical nos campos de concentração nazis e começou a reunir/organizar o arquivo. Segundo o site já referido acima, essa consciência veio à tona devido às apresentações contemporâneas de canções do gueto e de temas designados Konzentrationslagern (KZ, ou campo de concentração) e composições Theresienstadt, como a performance de estreia de 1985 da ópera de Viktor Ullmann Der Kaiser von Atlantis oder der Tod Dankt Ab (O Imperador da Atlântida ou Abdiques da morte), em Amesterdão. Além dos arquivos, é graças à memória agora registada nos vários formatos de sobreviventes de músicos, bem como de filmes como Daniel Monn’s Playing for Time (1980) e O Pianista de Roman Polanski (2002) que a música se tornou a grande protagonista curativa e o escape emocional e terapêutico para o sofrimento psicológico. Adolf Hitler, Goebells e Eichmann foram exemplos de verdadeiras fábricas ambulantes de doenças mentais, por conta de todas as atrocidades que cometeram.
O que se torna curioso neste tema - que merece mais investigação e aprofundamento -, é o facto de levantar muitas questões: como poderia a música ser criada em tais circunstâncias e qual a função e significado que a música teria nos campos de concentração? De facto, muito se desconhece ainda, quais os tipos de músicos, quais os estilos e géneros que formaram uma componente fundamental da vida nos campos de concentração, incluindo os campos de extermínio.
Nas últimas três décadas, o público começou a tomar consciência da produção musical nos campos de concentração nazis e começou a reunir/organizar o arquivo. Segundo o site já referido acima, essa consciência veio à tona devido às apresentações contemporâneas de canções do gueto e de temas designados Konzentrationslagern (KZ, ou campo de concentração) e composições Theresienstadt, como a performance de estreia de 1985 da ópera de Viktor Ullmann Der Kaiser von Atlantis oder der Tod Dankt Ab (O Imperador da Atlântida ou Abdiques da morte), em Amesterdão. Além dos arquivos, é graças à memória agora registada nos vários formatos de sobreviventes de músicos, bem como de filmes como Daniel Monn’s Playing for Time (1980) e O Pianista de Roman Polanski (2002) que a música se tornou a grande protagonista curativa e o escape emocional e terapêutico para o sofrimento psicológico. Adolf Hitler, Goebells e Eichmann foram exemplos de verdadeiras fábricas ambulantes de doenças mentais, por conta de todas as atrocidades que cometeram.
Tanto o grande grupo de judeus como o de outros encarcerados vinha de vários cantos da Europa, trazendo consigo diferentes rituais e hábitos, e é, por isso, tão complexo estudar a aglomeração de pessoas com raízes tradicionais tão diferentes. Esta mistura acabou por mesclar identidades heterogéneas da música em cada campo de concentração, gueto ou campos de extermínio, e marcar uma identidade individual e própria de cada um. Um dos factos mais curiosos da comunidade judaica passa pelo cuidado e pela preservação dos registos, desde os textos sagrados (alguns encontrados nas grutas do Mar Morto, em Qumran), até ao arquivo mais contemporâneo encontrado em cartas trocadas.
"Aqui é o inferno! Eles já te ensinaram a cantar?".
Primeiros campos: Börgermoor, Lichtenburg, Dachau, Oranienburg
"Três camaradas formaram um conjunto com guitarras e bandolins. À tarde, no quartel, o grupo tocava temas de guerra dos camponeses, canções de caminhada, de infantaria e folclore." - assim é descrito um dos relatos das actividades que ocorriam nos primeiros campos.
Pela complexidade e densidade do tema, apenas se aborda nesta alínea um campo de concentração.
Pela complexidade e densidade do tema, apenas se aborda nesta alínea um campo de concentração.
Börgermoor foi originalmente construído em Junho de 1933 para 1.000 prisioneiros - principalmente membros do movimento dos trabalhadores políticos, especificamente da região do Ruhr e da Renânia. Foi fechado como (um) campo de concentração no ano seguinte. Embora marcados como Vaterlandsverräter (traidor) pelos nazis, muitos desses prisioneiros foram forçados pelos guardas a cantar canções patrióticas ou nazis como acto de humilhação. Cantavam enquanto marchavam para o acampamento ou após a sua chegada. Como Wolfgang Langhoff escreveu, muitos recém-chegados ouviram a seguinte declaração em referência a este ritual de saudação musical: "Aqui é o inferno! Eles já te ensinaram a cantar?". De facto, a vida no campo em Börgermoor provaria ser um inferno musical para muitos prisioneiros. Na chamada, durante as marchas, exercícios e durante o trabalho forçado, os guardas mandavam ecoar regularmente o canto das músicas como um doentio paralelismo das suas tradições militares.
Hermann Laupsien escreveu uma carta que dizia o seguinte: "toda a vez que entramos ou saímos os prisioneiros tinham que tocar uma música.". "Song acompanhou a nossa marcha rápida até ao local de trabalho", comentou Eugen Eggerath numa carta à sua esposa, de 16 de Agosto de 1933, sobre o canto obrigatório dos prisioneiros a caminho de ou para o trabalho de cultivo na charneca de Emsland.
Mesmo a mais simples das melodias poderia desbloquear a função psicológica positiva do canto. Foi através da música que os prisioneiros designados para pintar o interior do hospital do campo puderam expressar a sua alegria pela vida e pelo optimismo, apesar das condições do campo.
Em Börgermoor, em 1933, os prisioneiros começaram a cantar "Ich hatt einen Kameraden" (Eu tinha um Camarada), escrito por Ludwig Uhland em Setembro de 1809, após as SS fuzilarem um prisioneiro no campo de concentração Esterwegen, localizado nas proximidades. Juntamente com a música dos trabalhadores familiares Moorsoldatenlied ("Canção dos Soldados Turfeiros"), ela foi também cantada em protesto pelas notícias de que seis comunistas teriam sido executados em Colónia a 30 de Novembro de 1933.
Essas formas de cantar sob comando, através das quais os prisioneiros eram ridicularizados e humilhados, podem ser contrastadas com o canto voluntário durante o lazer e as horas não supervisionadas. Esse canto não só poderia dotar os prisioneiros de um senso de comunidade e identidade, mas também poderia tornar-se uma fonte de força. Mesmo a mais simples das melodias poderia desbloquear a função psicológica positiva do canto. Foi através da música que os prisioneiros designados para pintar o interior do hospital do campo puderam expressar a sua alegria pela vida e pelo optimismo, apesar das condições do campo. Segundo Rudi Goguel, os prisioneiros "cantaram e assobiaram de manhã à noite enquanto trabalhavam". As escolhas das canções dos prisioneiros remontam principalmente a melodias e canções conhecidas do período anterior à prisão. Como lembra Armin T. Wegner, quando os prisioneiros cantavam o refrão optimista "O sol nunca se põe sobre nós", da música "Wilde Gesellen" (Amigos Selvagens), ambos trouxeram lembranças de viagens anteriores que teriam realizado juntos, ajudando-os também a darem força um ao outro.
Além de tudo isso, e apesar das restrições à liberdade e das condições extremas do campo, os prisioneiros conseguiram organizar eventos independentes com música. Muitas apresentações ocorreram no quartel de moradias, ou seja, num quarteirão com um grande número de participantes. Esses eventos de quarteirão eram realizados principalmente à noite, quando os guardas estavam fora do campo prisional. As chamadas festas de despedida dos quartéis foram realizadas no Outono de 1933 em Börgermoor para os prisioneiros que estariam a ser libertados. Na noite anterior à libertação, o prisioneiro mais graduado proferia um discurso, as pessoas cantavam músicas juntas, davam presentes de despedida e pediam que o prisioneiro libertado desse mensagens aos amigos e familiares do lado de fora. Antes de ser transferido de Börgermoor para o campo de concentração de Lichtenburg, em 1 de Dezembro de 1933, Wolfgang Langhoff tocou na sua festa de despedida, e eles cantaram o Börgermoorlied (o nome original de Moorsoldatenlied / "Canção dos soldados da Turfeira"), que teria co-escrito. Por outro lado, os eventos de bloco com motivação política só poderiam ocorrer com o máximo sigilo. Por exemplo, o comité de prisioneiros ilegais de Börgermoor organizou pequenos partidos em todos os dez quartéis antes da convocação para celebrar o décimo sexto aniversário da Revolução Russa, em 7 de Novembro de 1933. Apesar da sua breve existência, essas noites de poesia, discursos e canções revolucionárias deixaram uma impressão duradoura em todos os envolvidos.
(continua...)
Fontes:
O Homem em busca de um Sentido, Viktor Frankl.
Musicofilia, Oliver Sacks.
Uma Centena de Milagres, Zuzana Růžičková.
Quando o Silêncio se torna Cumplicidade, Mateus Salvador.
Lista de músicos:
Texto: Priscilla Fontoura
Artigo: Efeitos da música na sobrevivência dos prisioneiros nos campos de concentração, força invisível mas motriz para a resiliência de muitos sobreviventes. O presente artigo foi muito suportado no conteúdo incluído no site Music and the Holocaust.
Observação: Para compartilhar os nossos conteúdos, por favor utilize os links relativos a www.acordesdequinta.com ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos Acordes de Quinta estão protegidos pela legislação portuguesa sobre o direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do colectivo em qualquer meio de comunicação, electrónico ou impresso, sem autorização do Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Acordes de Quinta faz para produzir conteúdos de qualidade.
Observation: To share our content, please use the links pertaining to www.acordesdequinta.com or use the resources presented in the website. Texts, photos, arts and videos Acordes de Quinta are protected by the portuguese legislation under the author's act. Do not reproduce the digital content of our collective in any communication mode be it digital or physical without authorisation from Acordes de Quinta (geral@acordesdequinta.com). The rules are meant to protect the investment made by Acordes de Quinta in order to produce quality content.